Como Ensinar a Noção de Tempo e Calendário para Crianças na Educação Infantil

 

Mesa com um relógio, livros e um ônibus de brinquedo em cima.

Falar sobre tempo com crianças pequenas pode parecer abstrato, mas na verdade, trata-se de ajudá-las a compreender conceitos que fazem parte do dia a dia. A ideia não é ensiná-las a ler as horas de um relógio logo de cara, mas introduzir gradualmente a noção de ciclos e sequências, como os dias da semana, os meses, as estações do ano e as atividades cotidianas. Trabalhar com calendário na Educação Infantil é uma oportunidade rica de integrar aprendizado matemático, social e cultural, enquanto fortalecemos o senso de organização e rotina das crianças.

Vamos explorar como abordar esse tema de forma prática e criativa, utilizando atividades que desenvolvem habilidades importantes e recursos que tornam o aprendizado divertido e significativo.


Habilidades da BNCC Relacionadas ao Tema

A BNCC enfatiza o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, destacando a importância de introduzir noções básicas de tempo e rotina. Entre as habilidades relacionadas, destacam-se dentro do campo de experiência "TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS" :

  • EI03ET02: Identificar, em registros diários, mudanças que acontecem ao longo do tempo, utilizando-se de calendários, relógios e outros recursos.
  • EI03ET03: Participar de atividades que envolvam a observação de mudanças sazonais e eventos que organizam o tempo social.
  • EI02ET04: Reconhecer e nomear os dias da semana e as diferentes partes do dia (manhã, tarde, noite) em contextos significativos.
  • EI02ET05: Relacionar eventos cotidianos com as noções de “antes”, “depois”, “agora” e “mais tarde”.

Essas habilidades mostram como é essencial trabalhar o tempo de forma lúdica, sempre conectando a aprendizagem à realidade das crianças.


Por Onde Começar: Explorando a Noção de Tempo

1. Estabelecendo a Rotina Como Base

A rotina diária é a principal referência que as crianças têm para entender o tempo. Na sala de aula, as atividades sequenciais, como a hora do lanche, a roda de conversa e o momento de brincar, ajudam a construir essa percepção.

Dica prática: Crie um quadro de rotina visual para a sala, utilizando imagens e cores para representar cada momento do dia. Pergunte às crianças ao longo do dia: “O que vem agora?”, ajudando-as a identificar a sequência das atividades. [ https://www.canva.com/templates/?query=routine ]

Quadro de Rotina | De: Mood Store
https://www.canva.com/templates/EAGQSlbq4pU-light-yellow-illustrative-morning-checklist-a4/



2. Introduzindo o Calendário no Cotidiano

O calendário é uma ferramenta prática para ensinar os ciclos do tempo, como semanas e meses, e para marcar eventos importantes. Apresente-o de maneira interativa, destacando elementos que façam sentido para as crianças, como aniversários, feriados ou datas de atividades especiais.

Passo a passo para trabalhar o calendário:

  1. Apresente o calendário: Mostre o calendário à turma, explicando o que são os meses, semanas e dias. Use cores para destacar feriados e aniversários. https://www.canva.com/templates/?query=calendar
  2. Relacione com a realidade: Pergunte às crianças sobre datas importantes, como o dia do aniversário de cada uma, e marque essas datas no calendário.
  3. Rotina semanal: Trabalhe com o calendário diariamente, marcando o dia da semana e falando sobre as atividades planejadas para o dia.

Exemplo prático: Comece a aula com a “roda do calendário”, onde a turma escolhe um ajudante para atualizar o dia da semana, verificar o mês e planejar o que está por vir.

Calendário mensal | De: Dekart001
https://www.canva.com/templates/EAF2IRaFdXQ-white-grey-minimalist-simple-monthly-planner/



Explorando o Tempo com Atividades Lúdicas

1. Contação de Histórias e Sequência Temporal

Histórias que mostram a sequência de eventos são ótimas para ensinar noções como “antes”, “depois” e “agora”. Escolha narrativas simples e lineares, com eventos que acontecem em ordem cronológica.

Exemplo prático: Leia uma história como "O Caracol e a Tartaruga" e, após a leitura, peça às crianças para organizarem imagens dos eventos da história em ordem.

2. Jogos de Sequência e Ciclos

Atividades práticas, como jogos de sequência, ajudam a fixar o conceito de ciclos.

Ideia de jogo: Crie cartas ilustradas com imagens do nascer do sol, tarde, anoitecer e noite. Peça para as crianças colocarem as cartas na ordem correta e explique que esse ciclo se repete todos os dias.

3. Explorando as Estações do Ano

Ensinar as estações do ano [ https://www.canva.com/templates/?query=Seasons  ] é uma forma interessante de introduzir a ideia de ciclos maiores. Mostre imagens de cada estação e peça às crianças para relacionarem com roupas, atividades ou alimentos típicos.

Atividade prática: Monte um mural com fotos ou desenhos feitos pelas crianças que representem o verão, outono, inverno e primavera.


Trabalhando o Relógio com os Pequenos

Embora ensinar a leitura de horas não seja o foco na Educação Infantil, é possível introduzir a ideia de horários. Relacione partes do dia (manhã, tarde, noite) com as atividades que as crianças realizam nesses momentos.

Dica prática: Use um relógio de papelão gigante, com ponteiros móveis, para simular os horários das atividades diárias. Pergunte: “Que horas almoçamos?” e mova os ponteiros do relógio para representar o horário aproximado.

Relógio com ponteiro móvel | De: Teach Cheat
https://www.canva.com/templates/EAFhvilcPzk-make-your-own-clock-mathematics-worksheet-in-colorful-illustrative-style/



Recursos Digitais: Usando o Canva para Enriquecer as Aulas

O Canva é um grande aliado na hora de criar materiais visuais que ajudam a ensinar sobre o tempo. Com templates coloridos e personalizáveis, você pode criar recursos incríveis para suas aulas.

Dicas de templates do Canva:

  • Calendário Personalizado: Use templates de calendários para criar um calendário colorido com espaço para as crianças desenharem ou colarem adesivos nos dias especiais. https://www.canva.com/pt_br/modelos/?query=clock&category=tACZCsgwPqI
  • Sequência de Eventos: Crie cartelas de sequência de atividades (ex.: acordar, tomar café, ir para a escola) com imagens para que as crianças montem em ordem.
  • Roda do Tempo: Monte uma roda colorida que mostre as partes do dia (manhã, tarde, noite) e use-a para discutir atividades feitas em cada período.

Acompanhando o Progresso das Crianças

Ensinar sobre o tempo é um processo gradual, e cada criança tem seu ritmo para compreender esses conceitos. Observe como elas interagem com as atividades e ajuste o planejamento conforme necessário.

Exemplo prático de avaliação:
Peça para as crianças criarem um desenho sobre um evento que aconteceu no dia anterior e outro sobre algo que está planejado para o dia seguinte. Observe como elas conectam os conceitos de passado e futuro.


Transformando o Abstrato em Concreto

Ensinar sobre tempo e calendário para crianças pequenas é uma forma de conectá-las ao mundo ao seu redor. Quando você trabalha com rotina, calendário e atividades lúdicas, está ajudando-as a entender conceitos que serão úteis para a vida toda.

Esse aprendizado vai muito além da sala de aula, pois envolve o desenvolvimento de habilidades sociais, organizacionais e cognitivas. E, ao tornar o processo divertido e significativo, você estará plantando as sementes de uma compreensão sólida e duradoura do tempo.

Ao final de cada aula, observe como as crianças se envolvem ao marcar um dia no calendário ou ao contar sobre o que farão no fim de semana. Essa curiosidade e participação mostram que estamos no caminho certo para transformar conceitos abstratos em algo palpável e relevante para a realidade delas.

Postar um comentário

0 Comentários